Pular para o conteúdo principal

Como foi minha primeira Iniciação Científica



Então pessoal, nessa Post há um pouco de relato sobre as atividades científicas que participei em alguns momentos da minha graduação.



Bem, antes de entrar na Universidade, como muitos jovens-adultos recém saídos da adolescência eu não sabia em qual curso eu queria pra minha vida. Mas uma coisa era certa:  eu sabia que gostaria de seguir a carreira de pesquisas científicas ou carreira acadêmica independente do curso ao qual eu me adentraria.
Tudo começou no 1º semestre da minha graduação. Nós tivemos em nossa grade curricular a disciplina de "Metodologia Científica" (disciplina que muitos calouros da minha turma não viam tendo uma função até chegar a época do TCC) e com ela aprendemos sobre os Princípios da Pesquisa, pois como o próprio nome já diz são métodos/princípios para se chegar em determinado conhecimento. Este conhecimento é adquirido com investigações através de uma pesquisa. E toda pesquisa tem um método, uma metodologia a se seguir. Viu como tudo está interligado?



Dessa forma, nessa matéria do curso de Odontologia conheci meus professores que seriam meus futuros orientadores em Iniciação Científica! Ai que emoção! É que já estou adiantada no meu curso e não tenho mais muito contato com eles porque aconteceram várias coisas nesse percurso e hoje estou com outro orientador. Mas toda vez que lembro deles sinto uma imensa gratidão por terem me dado a base do que é a ciência sabe!

Lembro-me que já quase no final do meu primeiro semestre esses professores fizeram uma prova que a turma não era obrigada a participar, ou seja, extra-curricular para quem se interessava em participar de alguma Iniciação. E assim, eu e mais dez colegas (hoje só sobraram eu e M.A da minha turma) se reunimos no dia para fazê-la. Caiu, claro, sobre os princípios de pesquisa aprendidos em Metodologia Científica e perguntas sobre um artigo em Inglês! Até hoje eu me lembro que artigo que era! Depois da prova teórica fizeram uma prova oral e perguntaram porque eu me interessava em pesquisa! Adiante, como eles viram que o grupo tinha bastante potencial decidiram que todos podiam participar dessa experiência!
Mas como o semestre já estava acabando só no outro que como se diz  as "coisas aconteceram de verdade"! Um grupo de Iniciação Científica estava formado e com ele amizades e muitas dúvidas sobre pesquisa científica! Tenho amigos que já se formaram que estavam nesse grupo e que converso e tiro dúvidas até hoje. Agradeço a todos eles de coração!
Bem pessoal, por hoje é só! Isso foi um pouquinho (bem pouquinho, afinal nem tinha começado nada ainda) do que aconteceu nessa época (de trote e calourada) de novos conhecimentos que é o início da faculdade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são os Estágios de Nolla?

Saiba como ocorreu a Pesquisa de Nolla e a formação dos estágios.

Protocolo para cimentação de pino de fibra de vidro

Olá, essa postagem possui o objetivo de demonstrar um protocolo para cimentação de pinos de fibra de vidro! Pino de fibra de vidro (Imagem própria)

Cuidados odontológicos no paciente com hemofilia

17 de abril é o Dia Mundial da Hemofilia ! É comemorado desde 1989 por mais de 100 países! Por isso, a postagem de hoje será relacionada a essa condição para que mais pessoas conheçam a doença, pois o  paciente com hemofilia também é um paciente com necessidades especiais!

Cirurgia Ortognática - Pontos Anatomorradiológicos em Dolphin 3D

Bom primeiramente precisaremos saber o que é e para que serve as cirurgias ortognáticas! Vamos lá, a definição de cirurgia ortognática vem do latim "orto", que significa correto, e "gnatos", que vem de maxilares. Ou seja, significa colocar os maxilares na sua melhor relação, para promover estética facial e uma melhor oclusão (mordida).

Visualizações

24,207